sábado, 23 de junho de 2012

Como foi a última rodada da B Nacional


Resultados surpreendentes, disputas acirradas e clima tenso marcaram a última rodada da B Nacional. Na ponta de cima da tabela, River, Instituto, Quilmes e Central disputavam as duas vagas diretas do Ascenso. Os dois primeiros necessitavam de vitórias simples para conquistar as duas vagas. Já as outras duas equipes dependiam de tropeços dos outros concorrentes.

Entre os últimos colocados, Chacarita, Desamparados e Atlanta lutavam contra o descenso. As duas situações mais delicadas eram as de Atlanta e Desamparados, que precisavam vencer e ainda contar com uma derrota do Chacarita para evitar o descenso direto.  O Guillermo Brown já estava garantido na zona da Promoción, sem chance alguma de descenso direto ou de evitar o a disputa.

A rodada mal começou e os rumos já eram tomados.  Com menos de 20 minutos, já haviam saído dois gols que definiam a parte de baixo da tabela. O primeiro foi de Milano para o Huracán, que rebaixava automaticamente o adversário Atlanta. Depois, foi a vez de Cobelli garantir ao Chacarita a chance de disputar a Promoción da B Nacional. Logo após, o Quilmes provou que era capaz de sonhar com a vaga direta à primeira divisão e fez dois gols com Cauteruccio.

Na esperança de não ser rebaixado, o Desamparados foi para cima do Rosario Central e abriu o placar com Gigena. O resultado não evitava o rebaixamento da equipe de San Juan, já que o Chacarita ainda vencia o Patronato por 1 a 0. Na parte de cima da tabela, o Quilmes ia conseguindo o acesso, River e Instituto empatavam na segunda colocação, o que os levaria a um confronto extra, e o Central dava adeus à possibilidade de voltar com a derrota parcial para o Desamparados.

Veio a segunda etapa e, com ela, o gol do River. Trezeguet marcou para os Millinarios. O Monumental de Nuñez explodiu em grande festa. Era o gol do acesso. Mas nada estava definido nas outras partidas. Em San Juan, o Desamparados ampliava, porém, o gol nada adiantou, pois o Chacarita marcava mais um. Se a parte de baixo já começava a se desenhar, a parte de cima também passou a tomar forma. Salmerón ia decretando o fim do sonho para o Instituto.

Necessitando da vitória, Los Canallas partiram para o ataque. Castilleros e Jesús Méndez empataram a disputa. O Central estava a um gol do sonho de voltar à Primeira, mas o gol que acabou saindo foi do Desamparados.  Em Córdoba, o Ferro surpreendia ainda mais ao fazer mais dois gols no Instituto. La Gloria, que dependia de uma vitória simples, também ficava pelo caminho. O River, embalado com a classsificação praticamente garantida, fez mais um com Trezeguet. Nos descontos, para consolidar a situação da parte debaixo da tabela, o Chacarita fez o terceiro e o Atlanta amargou o segundo gol sofrido na partida.

Os resultados devolveram o River Plate à primeira divisão do Campeonato Argentino. A outra equipe a obter o acesso direto foi o Quilmes. Já Instituto e Rosário Central disputam a Promoción contra, respectivamente, 18° e 17° colocados da tabela dos promedios da Primera. No descenso, Desamparados cai para a Argentino A (3ª divisão dos clubes do interior) e o Atlanta disputa da B Metro (3ª divisão para clubes da capital). O Chacarita fez valer o seu esforço e ainda luta pela permanência no Promoción, onde pega o Nueva Chicago. Já o Guillermo Brown enfrenta o Crucero Del Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário